Gonorreia: Sintomas, Transmissão e Cura – O Guia Completo
Gonorreia: Sintomas, Transmissão e Cura – O Guia Completo
Blog Article
A gonorreia é uma das doenças sexualmente transmissíveis de maior incidência no mundo, afetando inúmeras pessoas anualmente. Provocada pela micro-organismo Neisseria gonorrhoeae, essa doença pode afetar qualquer pessoa, e, se ignorada, pode desencadear complicações graves. Neste artigo, trataremos sobre os indicadores da infecção, modos de disseminação, identificação da doença e formas de cura da doença gonocócica.
Entendendo a Gonorreia
Essa IST é uma infecção bacteriana que afeta especialmente as membranas do sistema genital, como canal urinário, colo do útero, canal anal e faringe. Embora seja facilmente tratável, a não identificação inicial pode levar a problemas de saúde significativos.
Principais Sintomas da Gonorreia
As manifestações clínicas da doença podem mudar entre homens e mulheres, e, em determinadas situações, a pessoa pode não notar sinais. Quando presentes, os indicadores típicos são:
Manifestações Masculinas:
Corrimento purulento na uretra
Sensação de queimação ao clique aqui urinar
Sensibilidade testicular
Vermelhidão e inchaço na uretra
Em Mulheres:
Corrimento vaginal anormal
Desconforto miccional
Sangramento vaginal irregular
Dor durante as relações sexuais
Dor no baixo ventre
Complicações Possíveis:
A infecção pode comprometer a orofaringe, gerando sintomas como dor e vermelhidão, além de atingir os olhos e a região retal, causando irritação, secreção e inflamação.
Formas de Disseminação da Doença
A principal forma de transmissão da gonorreia ocorre por meio do contato sexual desprotegido, incluindo sexo oral, anal e vaginal. Além disso, a doença pode ser passada da gestante para o bebê, podendo causar problemas ao bebê, provocando conjuntivite neonatal.
Diagnóstico da Gonorreia
A confirmação da infecção pode ser feito através de exames laboratoriais, como:
Teste de urina: avalia a existência da infecção na urina.
Exame de amostra biológica: amostra de secreção do colo do útero, uretra, garganta ou ânus para análise laboratorial.
Teste molecular: método mais preciso para detectar a infecção.
Abordagens Terapêuticas e Preventivas
A gonorreia é tratável com antibióticos, normalmente feita com esses medicamentos. Entretanto, considerando a evolução da resistência bacteriana, é imprescindível cumprir o tratamento corretamente para garantir a eliminação da bactéria.